dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Peixes  
Novo centro de pesquisas fortalece piscicultura em SC
O aumento do rendimento de filé potencializa o valor de mercado para comercialização da tilápia
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Nivea Schunk
23/11/2009

A disponibilização de matrizes de tilápias é o objetivo do primeiro projeto desenvolvido na Unidade de Melhoramento Genético de Peixes, recentemente inaugurada nas dependências da estação experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Segundo, o pesquisador Fabiano Muller, outros municípios do entorno do Vale do Itajaí também possuem clima favorável à adaptação da espécie.

 

Unidade de Melhoramento
Genético de Peixe
da Epagri em SC

 

 

— Através de parceria com a Secretaria de Aquicultura do Estado, estamos em contato com alguns produtores para povoar seus viveiros. — revela Muller.

Ele ressalta ainda que os testes inicialmente conduzidos em Singapura, Israel, Tailândia, Taiwan e outros países asiáticos já demonstraram bom desempenho. Fruto de cruzamentos realizados pelo World Fish Center, nos Estados Unidos, a linhagem Gift (genetic improvement of farmed tilápia), foi introduzida no Brasil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os machos e fêmeas identificados por meio de implantação de chip, a partir de janeiro de 2010 formarão os primeiros casais reprodutores. Após a engorda, realizada em processo normal de cultivo, os filhotes com as melhores características serão selecionados. A expectativa é que uma geração supere a anterior melhorando o desempenho em torno de três por cento.

A linhagem Gift foi
introduzida no Brasil
pela UEM 

 

 

Além de observar aspectos biométricos e econômicos, o experimento contemplará também resistência a doenças e conversão alimentar. O intuito é não só aferir o tempo de crescimento, como também a quantidade de ração necessária para produzir um quilo de peixe.

O sucesso das pesquisas beneficiará diretamente o piscicultor, fortalecendo a cadeia produtiva. Previstos para o último trimestre de 2010, os primeiros resultados de campo visam à certificação desses parâmetros. O aumento do rendimento de filé sobre o peso bruto do indivíduo potencializará o valor de mercado para comercialização da tilápia.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Aquicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada